Corporate VentureCoworking

Você já ouviu falar em Corporate Venture?

By 12 de agosto de 2015 Comentários

O conceito está diretamente associado ao investimento em inovação, desafio cada vez maior para as grandes corporações. O corporate venture tem como característica a aplicação de investimentos de risco em empresas que estão em processo de desenvolvimento. Geralmente quem faz esse tipo de aporte são grandes empresas procurando novos negócios com grande potencial em inovação.

Para simplificar, seria o Google investindo numa startup que trouxe um novo conceito de negócio e que poderá ser incorporado pela marca futuramente. Essa seria uma operação externa de corporate venture, em que a empresa com potencial para investimento vai buscar novos negócios desenvolvidos por empreendedores com uma visão distinta de mercado. Mas o conceito não se resume somente a esse tipo de operação, a criação de uma spin-off também está ligada ao corporate venture.

Esse é um modelo ainda recente no Brasil, mas que tem chamado a atenção de grandes organizações. As spin-off são novos negócios criados dentro da empresa. Ou seja, investe-se em um novo projeto, cujo objetivo é empreender e criar outros modelos de negócios para que a empresa ganhe vantagem competitiva, desenvolvendo novas tecnologias e estimulando o capital humano.

No entanto, a empresa não deve apenas criar uma nova equipe focada em inovação e novos negócios, é preciso ir além. O corporate venture interno deve partir da ideia de que uma nova empresa está sendo criada, com novas estratégias e abordagens e, com isso, estão associados altos riscos de mercado. Para que o objetivo seja bem sucedido é preciso manter a premissa básica de autonomia dos empreendedores envolvidos, para que o negócio não fique amarrado às burocracias da corporação.

O desafio é justamente desassociar-se do negócio principal da empresa, mas sem perder totalmente a sua essência. Em muitos casos, as spin-off acabam sendo desenvolvidas em um local distinto, assim como acontece no caso da startups. Essa mudança de ambiente pode trazer ainda mais autonomia e criatividade para os empreendedores, requisitos fundamentais para o sucesso do projeto.

O fato de não ser ouvir falar muito neste conceito no Brasil, não significa que esses novos modelos de negócio não estão em plena expansão. Em breve, mais empresas vão apostar no corporate venture para expandir negócios, tornando-se mais um modelo comum no mercado, assim como as incubadoras e as startups.

btn1

Leia também:
Corporate venturing: uma nova ferramenta de inovação
Brasil Ventures

Deixe uma Resposta