Já ouviu aquela máxima ‘colocar uma ideia em prática’? Pois é, esse é um desafio enfrentado por muitos empreendedores que tiveram uma ótima ideia de negócio, mas não sabem como torná-la real. E no mercado atual não basta apenas ter uma mente brilhante, é preciso saber agir no momento certo e, as vezes, os erros vão fazer parte desta caminhada. Então a primeira pergunta é: por onde começar? Primeiro elabore o projeto, pode ser um de uma maneira básica mesmo, com as seguintes perguntas: qual o problema; qual o objetivo principal; quais os objetivos específicos. Isso vai ajudar a direcionar a sua ideia.
Elabore hipóteses
Feito isso, é preciso elaborar as hipóteses que possam sustentar, ou não, a sua ideia. Para isso, existe uma série de ferramentas que podem te auxiliar neste processo (Canvas, por exemplo). Você elaborou todo o esquema e descobre que a proposta tem mais respostas negativas do que positivas. Não se desespere isso não quer dizer que a ideia não é boa, ao contrário, você precisa achar soluções para resolver esses problemas.
Faça testes
É nessa etapa que você vai poder explorar todas as possibilidades de sucesso e de fracasso. Não tenha medo de testar, o importante é fazer todos os experimentos possíveis, pois a reação do mercado nem sempre vai ser aquela vistas nas planilhas ou nos estudos do projeto. Muitas startups quebram por não terem um projeto bem sustentado e se lançam no mercado antes de verificar todas as ameaças relacionadas ao negócio. Por isso, uma lição importante: não seja apressado! Ser ousado é bem diferente de ser ansioso.
Aceite as mudanças
Em um projeto sempre haverá mudanças que podem ser pequenas ou alterações radicais em conceitos fundamentais do negócio. Então não fique amarrado as origens da ideia, se algo demonstra que não vai dar certo, é preciso fazer ajustes. Saiba desde o início que você vai errar, portanto procure encarar com respostas rápidas para não afetar totalmente o projeto.
Faça pesquisas
Não tem como descobrir o que realmente o mercado quer, sem ir até ele. Lembra daquela aula de estatística de que ninguém gostava? Pois é, ela será muito útil nesse momento. Em último caso, você pode pedir ajudar a um acadêmico para avaliar a pesquisa. Lembre-se, você precisa saber se as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto/serviço e quanto pagariam.
Procure parceiros
Você só deve ir atrás de um parceiro e buscar dinheiro para o projeto depois que todas as questões como o problema e a solução forem desvendadas e todos os testes tenham sido elaborados, validando e refutando as principais hipóteses. Porém, isso não significa que nesse processo o negócio não precise de modificações, o importante é saber administrar o dinheiro para que não acabe antes de validar todas as hipóteses testadas.
Parceria Founder Institute
O Business Village firmou uma parceria com o Founder Institute, uma das maiores aceleradoras de negócios do mundo. O instituto iniciou no Vale do Silício e hoje está presente em cem cidades de 50 países, contribuindo com a criação de mais de 15 mil empregos. A missão da entidade é criar ecossistemas sustentáveis de startups que desenvolvam economias ao redor do mundo.
Em Curitiba, o escritório oficial do Founder Institute fica no Business Village, onde são realizadas as reuniões dos grupos de negócio e as maratonas de aceleração. Também acontecem no coworking as sessões de mentores com a comunidade de investidores e consultores do Business Village.
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