Diversas são as possibilidades de ambiente profissional hoje em dia. Você pode trabalhar em casa, se assim preferir. Pode optar por um espaço compartilhado ou, se você faz o estilo tradicional, um escritório. Cada uma dessas opções tem suas particularidades, e para tomar a melhor decisão para o seu negócio, é preciso conhecê-las.

Para ajudá-lo nessa missão, separamos neste post as vantagens e as desvantagens de um escritório. Confira!

Vantagens

Mais do que a tradição, um escritório convencional pode facilitar o dia a dia do trabalho. Entre as vantagens dessa opção podemos citar:

Ajuda a organizar a rotina

Quando você trabalha em um escritório, fica mais fácil separar a vida profissional da pessoal. É fácil entender o porquê disso. Como o ambiente profissional é outro que não o lar, as pessoas conseguem visualizar melhor as atividades destinadas a cada local. O fato de você precisar sair de casa para ir ao trabalho deixa mais nítido que existe um período do dia para se dedicar aos afazeres laborais e outro período ao lazer.

O mesmo não acontece quando você opta pelo home office, pois o espaço destinado ao trabalho acaba sendo o mesmo dedicado à família. Isso pode acarretar sobrecarga de serviço ou menor produtividade, visto que a presença de familiares, especialmente crianças, podem ser uma grande distração.

Promove o convívio social

Uma das grandes reclamações de quem opta por trabalhar em casa é a solidão. Isso não acontece quando você trabalha em um escritório, pois está convive presencialmente com seus colegas de trabalho. É mais fácil você se reunir com os colegas para um happy hour ao final do expediente se sair do escritório do que se você tiver que sair da sua casa.

Você pode até achar que essa vantagem não é tão importante, mas não a ignore: somos seres sociais que precisam de contato com os outros.

Aumenta a produtividade e a resolução de problemas

Como diz o ditado, “duas cabeças pensam melhor do que uma”, e em um escritório existem várias cabeças, aumentando a resolução de problemas e a produtividade. Em equipe, você acaba focando mais, pois as pessoas se incentivam e se ajudam. Além disso, a gama de ideias e sugestões é maior, o que contribui para o rendimento de todos.

Desvantagens

Por outro lado, trabalhar em um escritório pode engessar sua rotina e trazer algumas desvantagens, como:

Diminui a liberdade

Você terá hora para entrar e para sair, tendo que adaptar o restante das suas atividades ao horário do trabalho. Normalmente os escritórios funcionam em horário comercial, e se você é mais produtivo durante a noite ou precisa levar seu filho para algum lugar, por exemplo, o ponto pode ser problema.

Tem custos maiores

Em um escritório é preciso aluguel, luz, água, telefone, internet e demais gastos que não existem quando se trabalha em casa. Mesmo que você não seja o responsável pela empresa, terá custos como alimentação fora de casa, sem contar o tempo (e às vezes dinheiro) investido em deslocamento.

Como você pode ver, existem vantagens e desvantagens em trabalhar em um escritório, assim como em outros lugares. Para definir o que é melhor para você, analise todas as suas opções, prós e contras e avalie qual se enquadra mais com a sua profissão e com o seu estilo de vida.

Quer saber mais sobre como é trabalhar em casa? Listamos para você as vantagens e desvantagens do home office!

Deixe uma Resposta