É possível que você já tenha ouvido aquela máxima que diz que, se colocar todos os seus pequenos gastos diários em uma planilha, vai se assustar com a quantidade de despesas desnecessárias. Pois o mesmo vale também para sua empresa. Se você não tiver uma gestão de controle de custos, é possível que não note os ralos de recursos que podem estar impedindo sua empresa de crescer.

PONTOS PRINCIPAIS

Para começar, é preciso ter em mente que a gestão de recursos em uma empresa deve ser prática constante, uma política interna mesmo. Não apenas um recurso posto em prática em épocas de crise. A constância em todas as áreas é o que ajuda uma empresa a ser sustentável e, consequentemente, faz com que se mantenha em crescimento.

Fazer uso consciente de água e energia elétrica são os dois pontos mais óbvios – mas também importantes – pelos quais começar. Elimine vazamentos de água e dê preferência para equipamentos que tenham gasto reduzido de água ou energia (faça os cálculos para ver quais serão mais econômicos no longo prazo, mesmo que sejam mais caros a princípio – para equipamentos elétricos, confira sempre se têm o selo Procel).

Mantenha também as fiações elétricas em bom estado, substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, desligue as luzes sempre que ninguém estiver no ambiente e faça uso consciente do ar condicionado.

MENOS MATERIAIS!

Em um mundo em que quase tudo é feito de forma online, é necessário mesmo imprimir todas as folhas de apresentação para uma reunião? Aposte em ferramentas colaborativas, como Google Drive, Trello ou Dropbox para dividir com a equipe os materiais necessários para uma reunião ou tarefa. Avalie muito bem antes de imprimir qualquer coisa.

Aproveite também para eliminar os copos descartáveis – troque a política do desperdício e excesso de plástico pelas canecas individuais. Cada um fica responsável pela sua e, de quebra, polui menos o meio ambiente.

NEGOCIE SEMPRE

Vai contratar serviços de internet, telefonia, televisão, convênio de estacionamento ou mesmo armazenamento em nuvem para sua empresa? Faça antes uma pesquisa de preços, cheque se a empresa que você está considerando contratar tem planos corporativos e… Negocie muito, sempre! Provavelmente você já teve que negociar a anuidade de um cartão de crédito pessoal ou trocar de plano de celular e conseguiu ofertas melhores do que as que tinha anteriormente, certo? Logo, por que a mesma estratégia não funcionaria com serviços da sua empresa? Vise sempre o melhor custo benefício que conseguir.

Se quiser se aprofundar no assunto, o Sebrae tem também uma série de cursos e testes gratuitos ligados a controle de gastos em diversos setores, como serviços, comércio e indústria. Clique aqui para acessá-los e fazer um diagnóstico de gastos da sua empresa. E, para terminar, uma outra forma de economizar é procurar por escritórios compartilhados – se o tamanho da sua empresa permitir isso. A procura por esse tipo de ambiente, inclusive, tem crescido nos últimos anos.

Deixe uma Resposta