Foi-se o tempo em que para prospectar clientes era preciso ter um mailing bem montado, um roteiro de conversa e passar o dia no telefone ligando para possíveis consumidores. A maior parte das empresas sabe que essa estratégia é impessoal para a apresentação de produtos e serviços.
Uma solução mais certeira e prática é apostar no networking para a captação de clientes. Confira abaixo as vantagens de seguir esse caminho!
O que é networking?
É um termo em inglês que representa a capacidade de estabelecer uma rede de contatos de cunho profissional. Algumas pessoas podem associar o networking a um comportamento egoísta, mas esse conceito é equivocado. A atividade requer reciprocidade, prevalecendo o benefício mútuo entre as partes envolvidas.
Essa ferramenta de marketing pessoal também depende da aptidão social de cada indivíduo, e para os mais tímidos, há técnicas para superar as barreiras de relacionamento. Para um networking efetivo, tão importante quanto conseguir novos contatos é saber manter os já existentes.
Por que o networking é importante para a captação de clientes?
A dinâmica do mercado atual tem exigido cada vez mais que tanto profissionais quanto empresas adotem essa prática. E é simples de entender o porquê. Atualmente, é fácil encontrar empresas com experiência e portfólio impressionantes. No entanto, para o consumidor isso não significa, necessariamente, que ele encontrou o parceiro ideal, com a estrutura e foco no resultado que ele almeja.
Mas manter uma rede de networking eficiente, em que seus contatos veem você como uma referência na sua área, pode ser o elemento que faltava para aquele cliente contratá-lo.
Como fazer um networking com eficiência e naturalidade?
Já que o objetivo é ser lembrado e reconhecido pelo seu trabalho, há algumas práticas que podem ajudar a manter sua rede de contatos.
Seja útil
A maneira mais genuína para que as pessoas se lembrem de sua empresa na hora de fazer uma indicação é ajudar e ser útil. E você não precisa ser assim apenas com os seus clientes. Estar à disposição para auxiliar seus contatos sem querer nada em troca causa uma boa impressão.
Claro que você não vai trabalhar de graça, mas oferecer conselhos e sugestões sobre as áreas que você domina é boa forma de ser bem visto e, futuramente, lembrado.
Aposte em plataformas digitais
Praticamente tudo acontece virtualmente hoje em dia, e isso também se aplica aos negócios. Então por que não usar a tecnologia para o networking? As redes profissionais, como o LinkedIn, possuem milhões de usuários no mundo inteiro, e ter um perfil da sua empresa é uma poderosa ferramenta para fazer contatos interessantes e captar clientes.
Nessas plataformas, é possível atingir um público específico e altamente qualificado que pode contratar o seu serviço. Isso porque as conexões geradas permitem identificar as pessoas influentes e receber indicações. Assim, é mais fácil chegar ao contato correto da empresa com que você quer negociar, sem passar pelas barreiras de uma ligação telefônica.
Alimente o perfil da sua empresa com conteúdos interessantes e interaja constantemente com a sua rede de contatos. Não deixe para comentar algo de outra pessoa apenas quando você quer algo, pois pode ser prejudicial.
Seja criativo e sincero
Para manter bons relacionamentos profissionais, é preciso se destacar. E a melhor maneira de fazer isso é ter uma abordagem criativa e sincera, pois diferencia você dos demais. Seja autêntico ao fazer networking, nada de mandar a mesma mensagem padronizada para todos os contatos nos aniversários, por exemplo.
Não se aproxime de alguém apenas com algum interesse. Você corre o risco de perder a credibilidade que já conquistou. Sendo assim, busque pessoas que tenham interesses comuns aos seus. Além de ser mais verdadeiro, é mais fácil de manter um relacionamento duradouro.
Manter um bom relacionamento com a sua rede de contatos é algo que você deve fazer com frequência, afinal seu sucesso profissional está diretamente ligado às pessoas com quem você se relaciona. Aproveite as redes sociais disponíveis e demais canais de comunicação e você será mais eficiente ao usar o networking para a captação de clientes.