O empreendedorismo talvez seja a solução encontrada por profissionais pra sair da crise, não é em vão que o número de pessoas que resolve seguir a carreira “solo” tem aumentado nos últimos anos. O grande exemplo de que essa tendência chegou para ficar é o registro cada vez mais frequente de novas startups no mercado. Parte desse processo está diretamente ligado ao universo inovador das startups, que conseguem apresentar novos modelos de negócios.
Mas não são apenas essas questões as responsáveis pelo crescimento significativo do setor, junto também surgiram novas ferramentas e estratégias, principalmente relacionadas ao marketing digital. É comum se deparar na internet com soluções ainda pouco usuais aqui no Brasil e que trazem práticas diferentes de atingir e engajar o público. Um desses modelos é o Growth Hacking, que é uma nova maneira de pensar em crescimento e escalabilidade de uma startup. O método aproveita dados e comportamentos de usuários, associando novas práticas para melhorar a base de clientes.
Neste contexto, os profissionais que atuam diretamente com marketing de conteúdo, publicidade e comunicação ganham cada vez mais visibilidade. Um campo que oferece uma vasta oportunidade para aqueles que querem expandir conhecimento e áreas de atuação. Essa tendência também está associada à ampliação de ambientes compartilhados. Além disso, os coworkings são locais ideais para o desenvolvimento dessas empresas.
Os growth hackers são um exemplo concreto do surgimento de novos perfis profissionais para atender uma demanda cada vez mais crescente por novas estratégias, engajamento e resultados. Esses profissionais têm a premissa de combinar fatores para um objetivo bem específico: crescimento. Como o próprio termo diz seria um profissional com vasta habilidade tecnológica (hacker – mas não no sentido de invasor de sistemas e redes) com conhecimento amplo em marketing, desenvolvimento de produto e público-alvo.
A finalidade do growth hacker é reunir todas essas habilidades para criar estratégias de crescimento de usuários de um produto ou serviço, alavancando as métricas de conversão. Todo o método aplicado por esse tipo de profissional é testável para obter a metas desejadas. Ou seja, não existe um processo definido para chegar aos resultados e, nesse caso, isso não é importante. A ideia é que o growth hacker não siga um modelo padrão de trabalho, mas que encontre mecanismos inovadores para atingir os objetivos.
Por ser um conceito novo aqui no Brasil, ainda poucos profissionais tem experiência para atuar como growth hacker, mas quem trabalha com marketing digital e de conteúdo e tem conhecimento em TI tem perfil para se dedicar a essa área. Publicitários que trabalham em comunidades de negócios e compartilham ambientes com startups também podem apostar nessa tendência. Se você está avaliando a possibilidade de trabalhar em um espaço coworking, esse é mais um motivo para considerar o escritório compartilhado. Quem sabe essa não é a oportunidade para você expandir os negócios.
Por que o Growth Hacker é o grande assunto em Marketing?
No Vale do Silício não se fala em outra coisa. Esses profissionais estão se tornando tão valiosos hoje em dia em virtude de muitas startups de tecnologia, , como Uber, AirBnB ou Twitter, estarem sendo avaliadas em bilhões de dólares em suas rodadas de investimentos. Seu alto valor está diretamente relacionado à sua taxa de crescimento. Quanto mais a empresa pode crescer num curto espaço de tempo, mais valiosa será. Como esses profissionais estão diretamente relacionados ao tema da taxa de crescimento mensal das empresas, esses profissionais estão sendo altamente remunerados mundo afora, com grandes chances de se tornarem sócios de empresas gigantes através de remuneração variável e atrelada a seus resultados.
Comunidade de Growth Hackers em Curitiba
Estamos reunindo interessados em criar uma comunidade de Growth Hackers em Curitiba, para reforçar o ecossistema de empreendedorismo e empoderar profissionais de Marketing e Programadores, fazendo profissionais melhores por meio de encontros, palestras, cursos e eventos de troca de ideias. Se você se interessa pelo assunto, seja empreendedor, profissional de marketing ou de desenvolvimento de software, faça parte e participe do crescimento deste setor em Curitiba. Vamos coorganizar eventos em conjunto? Acesse este link e participe desta comunidade.
Leia também
Home office – será que é disso que você precisa?
Aprenda como usar o Growth Hacking para alavancar sua Startup
35 recursos para se tornar um growth hacker