Apesar do Brasil ser um país multicultural, a diversidade nem sempre foi valorizada e aplicada no âmbito empresarial. Foi somente nestes últimos anos que o tema deu um “boom” e passou a ser mais abordado, justamente pelo crescimento das discussões acerca de diversidade, preconceito, intolerância e acessibilidade, assim como pela mudança do comportamento do consumidor, que passou a ter mais consciência em relação a tais assuntos e a diversidade nas empresas passou a ser um tema recorrente.

A diversidade no ambiente empresarial

Quando falamos de diversidade, diversos tópicos são englobados, como: gênero, classe social, orientação sexual, raça, etnia, crenças e idade. Sendo assim, a diversidade numa empresa compreende em um corpo de colaboradores que possui uma variedade nos tópicos citados. Trazendo perfis diferentes e que possa haver a troca de experiências e conhecimentos, valorizando habilidades sem o julgamento físico ou de escolhas pessoais.

Com essas novas perspectivas da sociedade, as organizações sentiram uma pressão em endereçar e tomar atitudes em relação à diversidade. Revendo seus valores, cultura organizacional e atividades rotineiras. Setores, equipes e gestores  voltados especificamente para a promoção à diversidade estão cada vez mais comuns nas empresas, trazendo diversidade desde o chão de fábrica até o corpo executivo. 

Diversidade empresarial em dados

Em pesquisa realizada pela Opinion Box e HSM Management sobre a diversidade nas empresas brasileiras, os dados mostram uma realidade preocupante e que ainda precisa de muito avanço. Em relação à raça, 50% dos entrevistados se consideram brancos, 37% pardos, 10% negros, 2% amarelos e 1% indígenas. Sendo que a pesquisa feita pelo PNAD Contínua em 2018 ainda mostrou que apesar de 54% da população brasileira ser negra, apenas 4,7% de negros ocupam posição de liderança em empresas. Outra discrepância é em relação à orientação sexual, no qual a grande maioria dos entrevistados se consideram heterossexuais, com 85%. 

A pesquisa da Opinion Box e HSM Management ainda mostrou que 37% dos entrevistados já sofreu com algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho. Tais dados refletem um padrão nas empresas que merece atenção e desenvolvimento. 

O papel social da diversidade 

A implementação da diversidade na empresa começa pelo RH, através do processo seletivo, do manual de conduta e da propagação da cultura organizacional da empresa. Além de trazer candidatos de diferentes culturas, crenças e raças, é importante atuar na educação dos colaboradores que já estão na empresa. 

Uma empresa que valoriza a diversidade aumenta a motivação e é mais valorizada pela equipe. Além do aspecto interno, há a melhoria da imagem da empresa em um todo e ainda tem um rendimento 35% acima da média, de acordo com a pesquisa da McKinsey e Company

Não há tempo a perder quando se trata de diversidade empresarial. Além de só trazer vantagens para a organização em si, ainda está cumprindo com o seu papel na sociedade. 

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