Corporate VentureCoworking

Os desafios da inovação no Brasil

By 14 de outubro de 2015 Comentários

O termo inovação faz parte da rotina e do vocabulário empresarial, mas a grande verdade, é que a maioria não aplica de fato a ideia de inovar, pois muitas corporações ainda estão presas às amarras culturais. Por isso, ainda existem muitos desafios para inovar no Brasil. O que vemos no mercado é o investimento para aprimorar negócios e processos, sem mudanças de parâmetros. Ou seja, o investimento é para melhorar a eficiência dos modelos de negócio para trazer resultados mais significativos e não a abordagem de projetos que possibilitem a criação de novos serviços, produtos e atividades.

Por isso, é tão difícil estabelecer ambientes propícios à inovação, principalmente em estruturas já definidas e com muita pressão por resultados. São poucas as corporações que conseguem olhar além das metas e objetivos planejados. Além de parte das empresas serem reativas a inovações, em muitas, de grande porte, os processos, os sistemas e a estrutura organizacional são fatores impeditivos de agilidade no quesito inovação.

Porém, o mercado aponta que a competição dos próximos anos vai ser enorme para as grandes corporações e os casos de pequenas empresas que se sobressaem ao grande negócio serão cada vez mais comum. Ou seja, se o pequeno for mais ágil, ele terá mais vantagens.

Além disso, no caso do Brasil, ainda é preciso levar outras questões em consideração como o acesso à educação de qualidade e à pesquisa. Para produzir pesquisa e inovação é indispensável que se tenham recursos humanos em quantidade e qualidade suficientes. E essa relação está diretamente ligada à educação superior e ao ensino básico.

Então, não é que falte profissionais no Brasil com visão inovadora e com coragem para assumir riscos, pelo contrário, existem muitas pessoas com essa capacidade. O que ainda precisamos desenvolver são programas e ambientes de apoio e incentivo à pesquisa, que reduzirão a distância entre empresas e a produção inovadora. Hoje, o tempo gasto com pesquisa científica ou tecnológica no país ainda é muito extenso, além do alto custo de orçamento.

É a partir desse olhar mais técnico e embasado, que se ampliará o espaço para as empresas inovarem e estimularem projetos concretos e com resultados reais. É nesse contexto que as startups se diferenciam e ganham mais representatividade no mercado, mesmo que ainda enfrentem os desafios dos modelos tradicionais de negócios. E para você quais são os desafios para investir em inovação? No nosso post sobre corporate venture abordamos a questão em empresas que estão em processo de desenvolvimento. Confere lá!

btn2

 

Leia também

Os desafios dos gestores de inovação

Novos desafios para a inovação

Sete dicas de comportamento em um coworking 

Deixe uma Resposta