A correria do dia a dia, juntando com o estresse do trabalho, os diversos
compromissos, a rotina com a família e ainda tentar conciliar uma vida social, o equilíbrio entre a saúde física e mental parece uma tarefa (quase) impossível.


Mas acredite, é possível sim encontrar esse equilíbrio com algumas mudanças de hábitos e comportamentos. Ter uma vida balanceada é o segredo para manter uma vida mais tranquila, saudável e bem sucedida.

Não existe vida perfeitamente balanceada

Com expectativas irreais sendo impostas diariamente, principalmente pelas redes sociais, a pressão para uma vida “perfeita” é cada vez maior. Dessa forma, há o aumento de pessoas que se sentem fracassadas por não alcançarem tais expectativas.


Por isso, antes de tudo é importante entender que não existe uma vida perfeita, com um equilíbrio ideal entre vida profissional e pessoal e com todos os problemas resolvidos. Ter autoconhecimento e consciência que nem tudo está no nosso controle e estabelecer expectativas reais e factíveis são as primeiras etapas na busca de uma vida balanceada.

Dicas para começar

1 – Defina quais são suas prioridades

A primeira dica é parar para refletir o que está sendo priorizado na sua vida e entender se são ações que realmente estão trazendo benefícios físicos ou mentais. Coloque em primeiro lugar as tarefas e hábitos indispensáveis e elimine os que são desnecessários e tóxicos em sua vida.

2 – Gerencie seu tempo

Sabendo quais são suas prioridades, o gerenciamento do tempo é essencial para colocar tais prioridades em prática e que consequentemente haja um balanceamento da vida.


É normal que haja momentos que nos empolgamos ou que surjam urgências no trabalho. Porém, esquecer dos outros âmbitos, o pessoal e o social, não é saudável a longo prazo. Por isso, gerenciar o tempo para que não somente um âmbito seja priorizado é uma dica fundamental.

3 – Cuidado com o corpo

Além da preocupação com as relações interpessoais, a relação com o próprio corpo também deve ser sempre valorizada. Dormir bem, se alimentar de maneira saudável e realizar exercícios físicos são atitudes que além de fortalecerem o corpo, trazem bem-estar. Assim como devemos cuidar do nosso corpo, o cuidado com a mente não pode ficar de fora. Atividades de lazer, hobbies e a prática da espiritualidade fazem parte do estilo de vida de cada um e são formas de cuidar da saúde mental e do corpo.

4 – Pense no futuro

Apesar dessas atitudes citadas interferirem diretamente no futuro, a definição de metas e objetivos pensados a longo prazo ajuda a visualizar se suas expectativas estão sendo superadas ou não.


Gerenciar o tempo entre a vida pessoal, social e profissional, administrar expectativas e ter autoconhecimento daquilo que faz bem ou não, são as maneiras de controlar o seu futuro e onde você quer chegar.


Não deixe para amanhã o início dessa mudança de hábitos! São pequenas mudanças no cotidiano que fazem toda a diferença lá na frente.

Deixe uma Resposta