Manter e gerir uma empresa é um dos maiores desafios para empresários,
principalmente em pequenas empresas. Ao pensar que a maioria das empresas novas fecham nos primeiros anos, aquelas que permanecem abertas enfrentam constantemente os obstáculos do mercado, da concorrência e também dos assuntos internos.
Apesar de haverem condições imprevisíveis, há erros que muitas empresas pequenas cometem que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção e planejamento. Tais erros podem interferir diretamente na rentabilidade e no desempenho da empresa, seja a curto ou a longo prazo.
Trouxemos alguns erros comuns que empresas pequenas cometem e como esses erros influenciam o seu negócio. Assim, você pode conferir se a sua empresa está os cometendo e definir as possíveis soluções.
Não delegar
É comum que empresas pequenas tenham colaboradores que desempenham diversos papéis e isso pode gerar um estresse muito grande sobre a pessoa, principalmente quando a empresa é formada por uma pessoa só. É importante saber quais são as limitações de funções e quando é hora de delegar. Se a empresa ainda não tem caixa para contratar funcionários de período integral, dá para cogitar freelancers, que saem
por um preço acessível e não tem todo o vínculo e burocracia.
Não planejar
Uma empresa possui tantas tarefas diárias que muitas vezes um planejamento estratégico detalhado acaba ficando de lado. Somente com um planejamento é possível entender onde a empresa se encontra e onde ela quer chegar. Analisar o mercado e a concorrência e definir metas, estratégias e processos são ações essenciais para ter um maior controle e uma visão holística do negócio. Com as comparações periódicas de como andam as metas, é possível analisar o progresso e evolução da empresa, assim como definir soluções para erros.
Funcionários não treinados
Com colaboradores de empresas pequenas desempenhando diversas funções, relacionado com o problema de não delegar, é comum que não possuam treinamento ou os conhecimentos técnicos necessários para trazer resultados otimizados. Além disso, muitas empresas menores não oferecem treinamento quando o funcionário ingressa, trazendo prejuízo tanto para o funcionário, que irá demorar muito mais para entender os processos, como para a empresa, que poderia utilizar o colaborador para tarefas mais essenciais.
Não investir em marketing
O comercial e o financeiro geralmente são setores que têm prioridades de investimento em empresas pequenas e o marketing acaba sendo deixado de lado, sendo considerado um “extra”, algo a ser pensado quando a empresa estiver melhor. Esse é um erro clássico. A divulgação do seu negócio, seja quando as vendas estiverem boas ou ruins, é necessária para lembrar as pessoas da sua marca e mostrar que seu serviço supre suas necessidades.
Falta de comunicação
Com a correria do cotidiano e tarefas acumuladas, a comunicação interna acaba sendo esquecida e desvalorizada. Presumir que todas as informações estão alinhadas é um erro grave e que pode ser facilmente resolvido. Estipular reuniões semanais, por exemplo, é uma forma de juntar todos os envolvidos para alinhar as informações e andamento do projeto ou da empresa.
Falta de inovação
Empresas pequenas já estabelecidas com os mesmos colaboradores por um grande período de tempo tendem a fazer os processos todos iguais e acabam estacionando no tempo. Implementar a tecnologia e a inovação, como softwares de automação e CRM, trazem não somente uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes mas também benefícios internos, melhorando os processos, a agilidade e consequentemente a diminuição de custos.
Gastos excessivos
Possuir um bom planejamento financeiro é uma ação imprescindível para garantir a saúde financeira de uma empresa. Apesar disso, muitas empresas pequenas tendem a ter gastos excessivos, com empréstimos, por exemplo, sem que haja um controle financeiro mais rigoroso. Com um controle de todos os gastos é possível ver onde há gastos excessivos e onde pode haver cortes e investimentos.
Cobrar pouco
É normal que empresas pequenas que começaram a pouco tempo não tenham uma clientela fixa e uma grande visibilidade. Por esse motivo acabam cobrando preços bem abaixo que seus concorrentes e isso pode acabar sendo insustentável a longo prazo. Saber o valor do ser serviço e definir um preço justo e competitivo é o caminho para não sair no prejuízo.
Identificou algum desses erros em sua empresa? Pensar e implementar soluções pode parecer árduo e complicado mas os resultados a longo prazo valem a pena! Comece com pequenos passos definindo possíveis soluções e implementando as melhorias. Se você é um colaborador e gostaria de ajudar, leve uma proposta para seu superior com as melhorias o como elas seriam benéficas. Dessa forma, sua empresa estará preparada para lidar com as adversidades que surgem ao longo do caminho (que não são poucas).