É indiscutível que a rede social que mais anda bombando nos últimos anos é o Instagram. Com um grande número de usuários, com mais de 1 bilhão, empresas dos mais diversos segmentos estão investindo cada vez mais em conteúdos para atrair atenção e consequentemente, clientes.
O surgimento e explosão do Instagram
Em 2020 a rede social completou 10 anos de história. Criada em 06 de outubro de 2010 por dois sócios e com investimento de U$500 mil, o aplicativo só funcionava em sistema operacional IOS. Seu crescimento rápido, contando com mais de 15 milhões de usuários em 2012, chamou a atenção de Mark Zuckerberg e em 2012 a plataforma foi vendida por U$1 bilhão ao Facebook.
Uma década depois, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários e diversas novas ferramentas que vão além de postar imagens, tais como: stories, reels, IGTV e o Instagram for Business.
A plataforma voltada às empresas
Com a ferramenta Instagram for Business, empresas de qualquer porte e segmento têm a oportunidade de otimizar o alcance de audiência e a conexão com o seu público através de métricas.
Com essa ferramenta, a empresa tem um perfil comercial que mostra dados de conteúdos mais detalhados e há a possibilidade de vincular anúncios. Além disso, é possível identificar logo no perfil qual a profissão ou segmento da empresa, por exemplo: artista, músico e vestimentas.
Quais os diferenciais do Instagram for business?
- Instagram Insights: ferramenta de métricas que mostra dados detalhados do público, como: idade, gênero e localidade; assim como mostra quais os melhores horários e dias para postagem que acordo com os perfis mais ativos. Além do perfil do público, com essa ferramenta é possível ter dados mais aprofundados de conteúdos, visualizando quais posts tiveram uma melhor performance.
- Botões Call-to-action: esses botões chamam a atenção do público para realizar uma ação, como comprar agora ou para conhecer a marca. O botão é um método amplamente utilizado como estratégia de marketing.
- Instagram Ads: tendo um perfil comercial é possível criar anúncios, podendo gerenciá-los atrás do Facebook ou pelo próprio aplicativo.
- Loja: empresas que possuem lojas físicas ou virtuais podem criar catálogos de produtos dentro do Instagram e os usuários podem fazer a compra já direto pelo aplicativo.
O Instagram percebeu como a plataforma poderia trazer grandes oportunidades para as empresas. Assim, desenvolveu essa ferramenta que está ajudando empresas de diferentes portes a alavancarem suas vendas e alcançarem uma maior audiência.
Possui uma empresa e deseja criar um perfil empresarial no Instagram? Entre em “Configurações”, depois em “Conta” e “Mudar para perfil comercial”. Coloque os dados e pronto, já pode investir em conteúdos para a sua empresa!