Dificuldade de conversar com o supervisor, falta de feedbacks, falta de confiança, desmotivação, ideias que não são levadas em consideração. Esses problemas citados são situações comuns enfrentadas em empresas e se devem a um único motivo, cultura organizacional falha.
O que é uma cultura organizacional?
A cultura organizacional de uma empresa é formada pelos comportamentos, hábitos e atitudes que refletem os valores da empresa e interferem no relacionamento interpessoal de todos os envolvidos, tanto no âmbito interno como externo. A empresa pode defini-la através de normas e regras, mas o que é feito na prática, no dia a dia, que vai demonstrar se essa cultura é realmente aplicada.
Mais do que uma forma de definir quem é a empresa, a cultura organizacional é um recurso estratégico. Por isso, acaba sendo uma forte vantagem competitiva quando se diferencia da concorrência. Pois além de passar uma boa imagem aos seus stakeholders, a empresa demonstra resultados concretos de melhoria, com um aumento de desempenho e produtividade.
Produtividade x Cultura
A produtividade é um dos fatores mais buscados e exigidos dos colaboradores em uma organização desde a revolução industrial, em que realizar mais tarefas em menor tempo era o objetivo principal. Nas últimas décadas esse pensamento foi mudando e o bem-estar do colaborador foi sendo cada vez mais considerado. Apesar dessa evolução, nem sempre esse equilíbrio entre produtividade e bem-estar é valorizado.
Empresas que valorizam tal equilíbrio e que levam em consideração a satisfação do colaborador e do cliente, praticam uma cultura organizacional positiva, ou seja, pensam no capital humano e não somente na lucratividade e produtividade.
Empresas que possuem uma cultura organizacional positiva
Diversas startups possuem uma natureza voltada à produtividade e crescimento rápido e mesmo assim suas vagas são altamente competitivas e muitas delas são consideradas ótimas empresas para se trabalhar. Essa exemplificação demonstra como uma cultura organizacional positiva não precisa interferir negativamente na produtividade.
Duas empresas internacionais nas quais suas culturas são reconhecidas por serem positivas são: Nike e Southwest Airlines. A companhia aérea Southwest Airlines é popularmente conhecida por colocar seus colaboradores em primeiro lugar, acima até de seus clientes, o que é incomum para empresas desse segmento. E a Nike é reconhecida por valorizar a inovação e a tomada de riscos, inspirando seus colaboradores a serem criativos e a sugerirem novas ideias.
Cada cultura organizacional é única
Não existe uma fórmula pronta de cultura organizacional para todas as empresas. Cada organização é diferente e possui suas particularidades, metas, valores e estratégias. Mas construir uma cultura positiva, que valoriza o bem-estar e crescimento do colaborador, traz um alinhamento de equipe, mais transparência, maior produtividade e menor rotatividade.
Já parou para pensar se a empresa que você trabalha ou possui tem uma cultura organizacional positiva?