Com certeza você já deve ter escutado a expressão de que “contatos são tudo”, não é mesmo?
E esta é uma frase que faz total sentido quando aplicada profissionalmente. É a partir do
conhecimento de novas pessoas e da criação de uma boa lista de contatos que diversas portas
se abrem para o seu negócio.
Atualmente, muitas pessoas têm utilizado a palavra “networking” como algo essencial para
ampliar sua rede de contatos e para captar novos clientes. Mas, e você já sabe como fazer isto
na prática?
Muitas podem ser as formas para criar uma rede de contatos boa e aproveitável. E, aqui,
utilizamos estes adjetivos, pois considera-se que uma boa lista de contatos não se define pela
quantidade e sim, pela qualidade. De nada adianta uma lista extensa, quando fazem parte dela
pessoas que não se conectam com o seu escritório.
As oportunidades para conhecer novas pessoas são diversas, mas uma em especial pode aliar
um bom networking com a aprendizagem de novas informações.
Estamos falando dos eventos que você e seus colegas participam. Uma oportunidade que reúne diversas pessoas que se conectam por terem preferências e habilidades em comum.
Quer saber como aproveitar estes momentos para ampliar a sua rede de contatos? Confira no
texto abaixo quatro dicas de como se preparar e agir nos eventos, e como organizar seus
novos contatos.
Leia também:
Prepare-se
Para começar: informe-se e prepare-se antes de participar de qualquer evento.
Procure saber quem são os participantes e como o seu escritório poderia ser interessante para
a contratação de serviços por cada uma das pessoas; descubra qual será a agenda do dia,
verificando quem são os palestrantes e horários de apresentações, por exemplo, e se em
algum momento será realizada uma pausa ou um coffee break, dessa maneira você poderá
saber qual o melhor momento para iniciar uma conversa;
Tenha um discurso preparado sobre você e sobre o que o seu escritório faz, caso alguém pergunte você não será pego de surpresa e ainda surpreenderá com uma fala impactante e objetiva.
Movimente-se
Você chegou ao evento e agora é o momento de iniciar as conversas. Fique tranquilo nesta
hora! Se você realizou o primeiro passo, com certeza saberá com quem iniciar um diálogo, qual
o melhor momento para isso e como impressionar já em um primeiro contato.
Avistou alguém interessante que poderia ser um futuro cliente ou até mesmo um possível
parceiro? Apresente-se, fale seu nome e o de seu escritório, e inicie o contato com um sorriso
e aperto de mão.
Faça perguntas pertinentes ao evento ou sobre o negócio do seu contato.
Perceba como ele irá responder – ele pode ser um pouco mais seco ou aberto aos assuntos –
e, a partir disso, continue a conversa.
Caso a pessoa com quem você gostaria de conversar esteja ocupada, se alimentando ou até
mesmo conversando com outra pessoa, aguarde e volte depois. Se você considerar que pode agregar ao assunto que está sendo tratado entre estas pessoas, aproxime-se aos poucos e pegue um gancho e contribua com a conversa de todos os envolvidos.
E não se esqueça: ao final, deixe seu cartão com os contatos e pegue os deles também!
Invista nas pessoas certas
Com certeza sair do evento com diversos novos contatos é muito importante, mas se você não
possuir muito tempo, invista nas pessoas com quem você acha que seriam realmente futuros
clientes do seu escritório.
Se você perceber que uma conversa não está alinhada com seus objetivos, direcione a
conversa para uma conclusão. Agradeça e se despeça.
Organize os novos contatos
Após a sua participação no evento, organize todos cartões que recebeu, passe para uma
planilha e classifique-os. Procure as pessoas e seus negócios nas redes sociais, como o
Facebook e LinkedIn, e faça uma conexão. Separe aqueles que considerar mais interessantes
para o seu negócio e faça um contato por e-mail ou pelas próprias redes sociais. Você pode
simplesmente agradecer pela conversa no evento ou até mesmo marcar uma visita e agendar
aquela reunião que vocês haviam combinado.
Com certeza suas participações em eventos serão diferentes a partir de agora. Além de voltar
com uma bagagem de novos conhecimentos, também terá em mãos uma quantidade de novos
contatos!
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