Depois de entender o que são as startups e como está o ambiente para esse tipo de empresa, visto em post anterior, agora vamos entender como Curitiba se tornou um polo de inovação nesses últimos anos. Assim como o que a faz ser uma das cidades mais inteligentes do mundo e tão propícia a originar startups.
O início da inovação na cidade
Com o objetivo de revitalizar a região do Rebouças, o Vale do Pinhão nasceu em 2017 e passou a ganhar um novo papel: o de ser um ecossistema de inovação. O projeto possui cinco pilares: articulação do ecossistema de inovação, legislação e incentivos ficais, educação em empreendedorismo, tecnologia, urbanização e sustentabilidade.
Três anos após a criação do projeto, a cidade recebeu reconhecimento internacional da World Smart City Awards 2019, como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo. A conquista reflete o caráter inovador da cidade, em que o projeto ajuda a desenvolver através de mentorias, palestras, pitches, workshops, fóruns, cursos e seminários.
No mesmo ano Curitiba voltou a integrar pelo segundo ano consecutivo a lista das 21 cidades mais inteligentes do mundo pela Intelligent Community Forum. Sendo assim, se juntou a cidades como Filadélfia (EUA), Adelaide (Austrália) e Winnipeg (Canadá).
Como anda a inovação em 2020
Mesmo com a situação e dificuldades desse ano, a inovação em Curitiba continua expandindo e sendo reconhecida por organizações internacionais. Em setembro de 2020 Curitiba foi escolhida como uma das cidades que mais investem em bem-estar e qualidade de vida pela Wellbeing Cities Award 2020. A cidade foi premiada na categoria de “Construindo uma economia urbana vibrante” através do projeto do Vale do Pinhão.
Fonte: Wellbeing Cities, 2020
Pela primeira vez o ecossistema de inovação de Curitiba foi reconhecido como um dos ecossistemas mais emergentes do mundo pelo Global Startup Ecosystem Report 2020, realizado pela startup Genome. O ranking analisou mais de 140 cidades do mundo e levou em consideração o avanço tecnológico em energia e transportes sustentáveis que a capital paranaense investe. Startups de sucesso, como Contabilizei, Juno e Ebanx – esta sendo um unicórnio, também foram levadas em consideração para avaliar o potencial de inovação da cidade.
A cidade também foi destaque em outro estudo realizado pelo Ranking Connected Smart Cities 2020. Curitiba saiu como vencedora na categoria de urbanismo em comparação com outros 673 municípios brasileiros.
A tendência é só crescer
Os reconhecimentos que a cidade continua a receber só mostram como Curitiba é um dos mercados mais favoráveis para o empreendedorismo. O potencial da cidade chama cada vez mais investimentos. E assim novas startups nascem e prosperam, transformando a cidade em um dos polos de inovação mais importantes do país.