Despertador tocou, hora de levantar da cama. Com certeza, este momento pode aflorar uma diversidade de pensamentos para cada uma das pessoas. Algumas ficam muito felizes, outras com preguiça por conta do cansaço, mas existem aquelas que podem ter alguns dos piores sentimentos de todos: a tristeza.
Você já pode ter passado por isso ou pode conhecer alguém que já expressou aquele sentimento de, ao acordar, não ter a mínima vontade de levantar e ir trabalhar. Uma dessas razões pode ser a falta de motivação no ambiente de trabalho. Fato que, além de não ser benéfico psicologicamente para a própria pessoa, pode ser algo que atinge diretamente a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.
Sabendo destes fatos, você não quer que isto aconteça com alguém da sua equipe, certo? Continue lendo este texto para conferir 6 dicas de como motivar sua equipe no seu escritório.
1. Seja exemplo
Aqui, aquele ditado “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não é válido. Você, como líder de uma equipe, exerce o papel fundamental de inspirar outras pessoas por meio de suas ações. Portanto, seja exemplo e aja de acordo com aquilo que você falar.
Por exemplo, de nada adianta você solicitar que os seus advogados sigam determinado fluxo com os processos se você mesmo não o fizer. Ao promover ações que realmente sejam cumpridas na prática, você gera o senso de justiça e respeito na sua equipe e, consequentemente, maior empatia por parte de todos. Isto vale também para a maneira como você encara os obstáculos do dia a dia: seja otimista e, consequentemente, sua equipe também será.
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2. Promova a integração
Além de propiciar momentos de descontração e conversas, dê valor também para as reuniões de trabalho. Pode não parecer, mas elas são ótimas ocasiões para que você motive sua equipe.
Mesmo que determinado assunto não seja a expertise de determinada pessoa, quando possível, convoque profissionais de outras áreas ou que estejam envolvidos em outros projetos para participar de reuniões. A troca de conhecimento e o contato com outros profissionais pode ser uma forma de valorizar as pessoas e os conhecimentos que você possui dentro de sua própria equipe.
3. Escute
Esteja presente e atento a sua equipe. Escute o que eles têm a falar e preocupe-se com o que está sendo dito. Seja uma reclamação, um desabafo ou, até mesmo, uma sugestão de melhoria de processos do seu escritório.
Crie um canal de comunicação com sua equipe e mostre-se aberto para conversas, sempre que for possível. A partir destas ações, você irá gerar um sentimento de pertença e a maior participação poderá acarretar na melhoria dos serviços oferecidos e na otimização de processos e tempo no seu escritório.
4. Dê feedbacks
O profissional que trabalha com você precisa saber como está sendo o seu próprio desempenho. Não receber feedbacks é como trabalhar no escuro e não saber para onde está indo. Mas, não pense que feedbacks são feitos somente de comentários negativos como é percebido em muitas empresas. Retire este estigma do seu ambiente de trabalho e, quando pertinente, elogie e parabenize seus funcionários sobre algum trabalho realizado.
Ser reconhecido, mas também saber os pontos que precisam ser ajustados, contribuem com o desempenho e motivação de cada uma das pessoas envolvidas.
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5. Defina metas
Seguindo a mesma linha de pensamento do item 4, deixe bem claro quais são as funções e metas de cada um dentro do escritório. Além de dar um direcionamento para o trabalho realizado, os profissionais entenderão, dentro de todo o processo, o quão são importantes para que a “engrenagem” funcione da melhor maneira possível. Além disso, você poderá evitar possíveis conflitos entre os profissionais e retrabalho.
6. Seja transparente
Mesmo que, por muitas vezes, não seja possível dividir todos os problemas ou todas as decisões que serão tomadas em um momento de transição ou mudança, faça o possível para comunicar sua equipe sobre o que está acontecendo.
Trabalhar em um local onde visivelmente há uma tensão e o profissional não saber o que está acontecendo, pode gerar um clima de insegurança e as famosas “conversas de corredor”, afetando o desenvolvimento do trabalho.
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