Muitos empresários se perguntam sobre o momento certo de expandir um negócio, se existe um tempo mínimo de tempo de empresa para pensar em uma expansão, mas a pergunta que mais surge em quem tem vontade e desejo de crescer ainda mais é: quantos clientes é preciso ter para expandir o negócio? Não existe um número mínimo de clientes para iniciar uma ampliação. Essa pode não ser a resposta que você procurava, mas vamos explicar porque não existe um número ou fórmula mágica para isso. Acompanhe este post até o fim e saiba como expandir seus negócios de maneira sustentável.
Mas, quantos clientes eu preciso?
Esse é um número muito relativo. Imagine a seguinte situação: duas empresas possuem 10 clientes ativos em sua carteira. A primeira tem 7 anos e ainda está localizada no mesmo escritório de 50m2 e possui 10 clientes locais, ou seja, outras pequenas empresas para as quais presta serviços. Já a segunda empresa também possui 10 clientes ativos, porém está localizada em um andar de um prédio corporativo no centro de uma capital brasileira.
Esta empresa possui mais de 100 funcionários, oferece benefícios a todos, férias coletivas e outros bônus por cumprimento de metas. Mas o que há de diferente entre os dois modelos de negócio? A segunda empresa buscou clientes maiores e atende grandes empresas nacionais com relevância de mercado, o que aumenta o faturamento anual e atrai novos clientes, que tomam como um dos fatores de escolha a carteira de clientes atendida pela empresa.
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Busque negócios que não sejam locais
Por mais que você seja amigo de todos na vizinhança e que sua família esteja no bairro há muito tempo, não utilize essa barreira regional como limitadora do seu mercado. Para expandir o seu negócio é preciso buscar locais que favoreçam a venda dos seus produtos ou serviços. Que tal buscar outros estados em que seu nicho não seja tão explorado? Vá até o local ou envie uma equipe para fazer uma análise de mercado e, posteriormente, buscar mão de obra capacitada.
Forme parcerias
Outra estratégia para expandir o seu negócio é formar parcerias com outras lojas e empresas do mesmo segmento. Esse tipo de modelo funciona muito bem para pequenas empresas e lojas que desejam aumentar a carteira de clientes para poder expandir os negócios. Por exemplo: se você comercializa roupas femininas e quer conseguir mais clientes, mas não pode diversificar seus produtos, forme uma parceria com uma empresa de calçados femininos. Com modelos assim ambas as partes se beneficiam, afinal, se uma cliente for comprar um sapato para uma festa e encontrar um vestido para o evento, dificilmente deixará de levar os dois itens.
Diversifique produtos e serviços
Se você tem capital para investir em serviços e produtos complementares ao seu negócio, essa é uma oportunidade de conquistar um público que não era impactado. Se você vende artigos esportivos como acessórios para esportes e roupas, por que não investir em suplementação para atletas? Esse tipo de estratégia atrai os clientes que notam sua loja como um local completo e preparado para atender todas as suas necessidades.
Agora você já sabe que não é preciso um número mínimo de clientes para poder expandir o seu negócio, estude as dicas que acabou de ler, analise o mercado e o comportamento dos seus clientes e determine qual a melhor maneira de começar a ampliação do seu negócio. Quer saber ainda mais formas de melhorar a sua empresa? Clique aqui e confira uma lista com 5 livros que você precisa ler!