CoworkingHomeOffice

5 motivos para a sua residência não ser sede empresarial

By 28 de outubro de 2015 Comentários

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza o microempreendedor individual (MEI) a utilizar o endereço da própria residência como sede da empresa, desde que a atividade não exija um local próprio para o funcionamento. O objetivo do projeto é estimular a formalização de empreendedores que trabalham em casa e por conta própria. O texto ainda precisa se aprovado no Senado.

A medida pode ser benéfica e facilitar o acesso de diversos empreendedores que ainda atuam de maneira informal por não terem um endereço fiscal diferente do residencial. No entanto, de acordo com o projeto, a medida é direcionada aos profissionais que exercem alguma atividade de home office. Em outros casos, que necessitam de espaço físico para execução da atividade, a empresa ainda precisa ter sede própria.

Aqui vale uma ressalva, pois já abordamos em alguns posts anteriores as dificuldades que muitos profissionais enfrentam ao decidir trabalhar em casa. Primeiro por não ter um local formal de trabalho, o que pode ser um ponto negativo para os clientes. Segundo, porque em casa existem muitas distrações, e, se você não tiver muito foco no trabalho, as chances de sua produtividade cair são enormes. Esses sãos os principais motivos, mas tem muito mais no nosso post sobre home office.

E para quem não entrou na lista de beneficiados pela medida, ainda existe a velha saga de encontrar um local apropriado para montar a empresa. Escolher qual o melhor lugar para alugar, como deve ser a sala comercial, escolher o mobiliário, secretária e etc. Nada disso é muito fácil e também não sai barato, se você colocar no papel todos os custos de um escritório (nós também já abordamos isso no blog, confere aqui), vai ver que é preciso um aporte considerável para sustentar a estrutura enquanto a empresa não estiver gerando lucro real.

Por isso, muitos profissionais apostam no coworking, além de reduzir os custos, o ambiente compartilhado já oferece toda a estrutura necessária para o seu negócio. É só entrar e começar a trabalhar, sem as burocracias de um aluguel e preocupações de um escritório próprio. Isso sem falar, em todas as possibilidades de negócios dentro da comunidade e na ampla rede relacionamento.

Ficou interessado?

O Business Village oferece escritórios inteligentes de alto padrão com vários estilos de planos para se adequar as suas necessidades. No Business Village, você pode escolher ter um escritórios virtual com secretária para receber suas correspondências e transferir ligações para onde você estiver ou, ainda, optar por planos que contemplem o acesso a salas privativas ou compartilhada. Mais informações pelo telefone (41) 3122-2802.

coworking399

Leia também

Seu escritório residencial é adequado ao seu negócio?
Vantagens que um freelancer só tem num coworking

Deixe uma Resposta