Você entrou para a área do Direito e sempre desejou ter seu próprio escritório de advocacia? Se você conseguiu concretizar seus sonhos, com certeza, deve ter percebido que, com eles, muitas responsabilidades e conhecimentos em outras áreas se tornaram essenciais para que isto fosse possível.

Ao ser dono do seu próprio negócio, além de ter que desenvolver habilidades na área de administração e marketing, por exemplo, você precisou desenvolver um lado profissional que, muitas vezes, não é ensinado nas graduações: a gestão de pessoas.

Ser líder de uma equipe requer o desenvolvimento de diversas habilidades e cada profissional exerce sua liderança de uma forma. Não existe o certo e o errado, mas, sim, diversas tipos e maneiras de agir em cada situação, que variam de acordo com o profissional que cada um é, a área de atuação, o porte do negócio e os profissionais que estão sendo liderados.

Continue lendo este post para saber que tipo de líder você é para a sua equipe.

Democrático

Se você é muito comunicativo e possui uma equipe na qual você confia, então você é um líder do tipo democrático. Esta maneira de atuar faz com que seja criado um sentimento de cooperação na equipe e, consequentemente, que os seus funcionários trabalhem de forma mais participativa.

Autoritário

Se você leu o título deste tópico, com certeza, seu primeiro pensamento foi: “autoritário? Acredito que isto eu não sou!”. Mas, quando nos referimos a um perfil de líder, esta palavra não tem uma conotação ruim como quando utilizada em outros casos.

O líder autoritário é aquele que está à frente, provocando mudanças na sua equipe e mobilizando todos em torno de um mesmo ideal. Ele comanda com mais firmeza, mas, em contrapartida, motiva as pessoas a realizarem ações junto com ele, como em um time.

Leia também:

Inspirador

O próprio nome já traduz a característica principal deste tipo de líder. Se o seu jeito de agir é visto como um exemplo pelos seus demais colegas e se você não tem a necessidade de dar ordens para a sua equipe, falando o que eles precisam fazer ou onde ir, então você é um líder inspirador.

Paternal

Este tipo de líder desenvolve uma equipe baseada nos relacionamentos, colocando as necessidades das pessoas em primeiro lugar. Como o nome sugere, cria-se um laço fraternal e isto o auxilia nos momentos de resolução de conflitos internos na equipe. Porém, este relacionamento mais voltado ao emocional dos profissionais faz com que este tipo de líder encontre um pouco de dificuldade nos momentos de feedback.

Leia também:

Treinador

Você consegue visualizar os pontos fortes e fracos dos profissionais da sua equipe e, com isso, costuma desenvolver muito bem estas pessoas, sempre os encorajando e os incentivando a agir? Então, você é um líder treinador. Mas, se quiser uma dica, tente desenvolver sua equipe não só nas salas de treinamento. Por muitas vezes, uma conversa ou um momento para um diálogo mais direcionado sobre a trajetória profissional pode também ser muito produtivo.

Estes são somente alguns exemplos de tipos de líderes que podemos encontrar em muitas empresas. Como citado anteriormente, não existe um tipo de líder correto e perfeito, mas, sim, um líder que possa se adequar ao seu negócio e sua equipe, sempre buscando resultados positivos tanto para o escritório como para os profissionais que ali trabalham.

Clique aqui para saber como o seu ambiente de trabalho reflete na imagem da sua empresa.

Deixe uma Resposta