Pense nesta situação: algum eletrodoméstico ou outro item da sua casa estragou. Qual é a primeira coisa que você faz ao tentar resolver? Grande parte das pessoas, pega o celular ou o computador, e digita em algum mecanismo de busca na internet a sua necessidade. Em poucos segundos é possível descobrir o telefone e o endereço de qualquer empresa que forneça o serviço o qual você está procurando.

É dispensável falar sobre a importância da tecnologia e da utilização da internet nos dias de hoje, não é mesmo? Aquelas pessoas que não possuem uma conta na rede social mais conhecida do momento ou aquela empresa que não possui sua própria página na internet são vistos como diferentes e não confiáveis, respectivamente.

Você possui uma empresa e surgiu a necessidade de também fazer parte deste mundo virtual? Então continue lendo este texto para saber por onde começar para montar um site para a sua empresa.

Hospedagem

Quando você resolveu montar a sua empresa, qual foi a primeira coisa em que você pensou? Em um espaço físico para iniciar o seu negócio, certo? A criação de um site se assemelha muito a esse processo.

Você deve começar definindo o local onde o seu site será instalado e, para isso, você precisará contratar um serviço de hospedagem. Procure as melhores opções do mercado, veja como cada uma funciona, quais serviços são oferecidos, e opte por aquela que mais se adeque a sua necessidade. Os preços variam de acordo com a capacidade de armazenamento, e-mails disponíveis, e da quantidade de pessoas acessando o seu site.

Domínio

Depois de definido o local da web que irá acomodar o seu site, é preciso definir um endereço para que ele seja encontrado e, na internet, isso é chamado de domínio. Como a maioria dos serviços de hospedam já oferece o domínio, você precisará somente descobrir se o nome pretendido por você já está sendo usado por outra empresa.

Caso o serviço de hospedagem utilizado por você não ofereça esta opção, você deverá entrar no site registro.br e realizar todos os passos. Você precisará verificar a disponibilidade do endereço que você quer utilizar, efetuar o seu cadastro, registrar o domínio e fazer o pagamento.

Uma informação importante: ao comprar um domínio, você também pode utiliza-lo para criar e-mails personalizados para você e para os colaboradores da sua empresa, dando ainda mais credibilidade para o seu negócio.

Leia Também:

A IMPORTÂNCIA DE MANTER O SITE DA SUA EMPRESA ATUALIZADO

Estrutura e identidade visual

Depois de resolvidos os processos mais “burocráticos” do seu site, está na hora de definir o que ele irá conter e como ele será visto pelo seu público.

Defina quais conteúdos serão disponibilizados na sua homepage, como os contatos da sua empresa, seus produtos, valores e uma breve explicação sobre o seu negócio e o que você faz. Depois, é preciso dar uma “cara” a tudo isso. Invista em uma identidade visual agradável, que esteja em consonância com os seus produtos, em uma navegação fácil e em imagens. Todos estes elementos irão atrair o visitante do seu site e farão com que ele fique por mais tempo navegando.

Quando tudo estiver pronto e todos os teste realizados, divulgue em suas redes sociais (se tiver), para os seus contatos, em eventos e demais canais que achar interessante.

Aproveite para conferir a importância de manter este canal da sua empresa sempre atualizado.

Deixe uma Resposta