Ter o próprio negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. É preciso passar por diversos processos burocráticos, além do investimento de grandes quantias em dinheiro. Os empreendedores, por muitas vezes, precisam encontrar soluções alternativas para que possam realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Trabalhar em casa, sem ter um espaço físico para a empresa; contratar menos pessoas, freelancers ou profissionais fora do regime CLT para realizar as atividades; ou optar por um coworking para abrir a empresa, podem ser algumas das atitudes tomadas para que seja viável a abertura do próprio negócio.

Tendo em vista isso, alguns órgãos surgiram com o intuito de facilitar este processo e proporcionar caminhos para que os empreendedores consigam colocar em prática seus planos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um destes canais que apoia empreendedores de todos os portes na realização de seus planos de modernização, expansão e concretização de novos negócios.

No dia 22 de março deste ano, o órgão lançou uma novidade: uma linha de crédito especial voltada para as micro e pequenas empresas. Quer saber mais sobre o BNDES e como este lançamento pode ser vantajoso para o seu negócio? Continue lendo e confira!

O BNDES

É um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, atualmente, é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

Mas, você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer na prática? Isso significa que o BNDES apoia, por meio do financiamento de investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico, aos empreendedores de diversos setores de micro, pequenas e médias empresas, que faturam anualmente até 300 milhões de reais.

Leia também:

A novidade

A partir de agora, as micro e pequenas empresas brasileiras – responsáveis por mais de 50% dos postos de trabalho formais do país – terão acesso a uma nova linha de financiamento que promete ser muito mais simples e ágil.

A BNDES Crédito Pequenas Empresas terá limite de crédito máximo de 500 mil reais por cliente a cada 12 meses, com prazo máximo de até 60 meses e até dois anos de carência. O cliente contará com três opções de juros de referência: Taxa de Longo Prazo (TLP), Taxa Selic (TS) ou Taxa Fixa do BNDES (TFB). A eles será acrescida a remuneração do BNDES, de 1,45% a.a., e a remuneração do agente financeiro, que é negociada diretamente com o cliente final. Com isso, na maior parte dos casos, os juros do financiamento devem ficar em torno de 1,3% a.m.

Esta iniciativa se deve ao fato de que as empresas de menor porte são as que mais sofrem com restrição de crédito e acabam sendo responsáveis por mais da metade dos postos de trabalho formais no país, ou seja, 18 milhões de empregos – ou 55% do total.

Esta modalidade de empréstimo está sendo ofertada somente de forma indireta, ou seja, a contratação do financiamento é intermediada por um dos cerca de 50 bancos parceiros do BNDES. Os interessados devem acessar o canal online, no site do próprio banco, para viabilizar a intermediação do processo de contratação do crédito.

Contratar uma linha de crédito para o seu negócio requer um domínio da sua gestão financeira. Confira aqui nossas 4 dicas para atingir este objetivo.

Deixe uma Resposta